Chá bom para dor de cabeça: aprenda as melhores receitas

A dor de cabeça pode ser a grande responsável por um dia ruim. Para aliviar o sintoma com remédios naturais, preparamos algumas receitas poderosas de chás.

Algumas dessas opções possuem óleos essenciais com propriedades calmantes, analgésicas ou anti-inflamatórias, sendo excelentes alternativas no tratamento até da enxaqueca causada pelo estresse, ansiedade e bebidas estimulantes (café, chá preto, energéticos, etc.).

Vale reforçar que essas alternativas não substituem o uso de medicamentos prescritos pelo médico; essas opções de chá bom para dor de cabeça são um complemento.

Sem mais delongas, conheça algumas das melhores receitas de chá bom para dor de cabeça. Boa leitura!

Receitas de chá bom para dor de cabeça

1. Chá de boldo

A primeira receita de chá bom para dor de cabeça é a de boldo, que pode ser a tanto a do Chile quanto a do Brasil. O boldo é rico em boldina, ácido rosmarínico e forscolina, que ajudam a limpar o fígado e a aliviar a dor de cabeça – especialmente causada por má digestão ou ressaca.

Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas frescas de boldo picadas;

– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva as folhas de boldo na água. Tampe e deixe repousar por alguns minutos.

Coe e sirva – até 2 xícaras por dia.

Cuidados: o boldo é uma opção de chá bom para dor de cabeça, mas não deve ser consumido por pessoas com doenças no fígado, como hepatites, câncer de fígado ou inflamações das vias biliares. Além disso, esse chá é indicado para crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

2. Chá de camomila

Outra opção de chá bom para dor de cabeça é a camomila. O chá de camomila é rico em apigenina, uma substância que atua nos receptores do cérebro, causando um efeito relaxante e calmante.

Ingredientes:

– 1 colher (chá) de flores de camomila frescas ou desidratadas;

– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva as flores de camomila na água. Tampe e deixe repousar de 5 a 10 minutos.

Coe e sirva – até 3 xícaras por dia.

Cuidados: o chá de camomila não é indicado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, sedativos e analgésicos. Atenção ao chá de camomila-romana, que não deve ser usado por mulheres durante a gravidez e amamentação.

3. Chá de erva-cidreira

Uma excelente opção de chá bom para dor de cabeça é o famoso chá de erva-cidreira. Essa erva possui ácido rosmarínico, um composto bioativo com propriedades analgésicas, relaxantes e anti-inflamatórias, que ajudam a relaxar os músculos e a liberar a tensão, contribuindo com o alívio do incômodo.

Ingredientes:

– 3 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira;

– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva as folhas de erva-cidreira na água. Tampe e deixe repousar por alguns minutos. Coe e sirva – até 4 xícaras por dia.

Cuidados: a erva-cidreira é uma opção de chá bom para dor de cabeça, mas não é indicada para pessoas grávidas e/ou que utilizam medicamentos para dormir e para tireoide.

Fonte: Pexels.com

4. Chá de tanaceto

O tanaceto também é um chá bom para dor de cabeça. Preparado com a planta medicinal Tanacetum Parthenium, esse chá é rico em substâncias como flavonóides, sesquiterpenos e óleos voláteis, que ajudam a aliviar o sintoma da dor de cabeça por possuírem ação analgésica potente e anti-inflamatória.

Ingredientes:

– 15 g das partes aéreas de tanaceto;

– 4 xícaras de água fervente.

Modo de preparo:

Com a água já fervida e com o fogo apagado, colocar a planta. Tampar e deixar repousar por 10 minutos.

Coe e sirva – até 3 xícaras por dia.

Cuidados: o chá de tanaceto não é indicado para pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes e/ou gestantes e lactantes.

5. Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta também é uma boa opção. Por ser rico em substâncias como mentol e mentona, que têm propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e calmantes, esse chá bom para dor de cabeça ajuda a aliviar a dor forte.

Ingredientes:

– 2 colheres (de chá) de hortelã-pimenta fresca picada;

– 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva as folhas de hortelã-pimenta na água. Tampe e deixe repousar por alguns minutos. Coe e sirva – até 4 xícaras por dia.

Cuidados: a hortelã-pimenta não é indicada para pessoas com doenças biliares e no fígado. Além de ser pouco indicado para mulheres gestantes ou lactantes e crianças com menos de 2 anos de idade.

6. Chá de lavanda

Por fim, a última receita de chá bom para dor de cabeça é a de flores de lavanda. Essas flores possuem propriedades calmantes, relaxantes e analgésicas, por isso são indicadas para dores por tensão ou estresse.

Ingredientes:

– 30 g de flores de lavanda picadas;

– 1 litro de água fervente.

Modo de preparo:

Ferva as folhas de hortelã-pimenta na água. Tampe e deixe repousar por alguns minutos. Coe e sirva – até 3 xícaras por dia.

Cuidados: o chá de lavanda não deve ser consumido pessoas com úlcera gástrica e/ou gestantes e crianças com menos de 2 anos.

Além de consumir um chá bom para dor de cabeça, claro, é essencial manter uma rotina saudável, incluindo uma dieta balanceada e um sono de qualidade. Uma rotina ativa, com o devido descanso faz toda a diferença para prevenir esse sintoma tão desagradável.

Escolha, então, sua receita preferida de chá bom para dor de cabeça e cuide-se. Para receber mais conteúdos como este, acompanhe as nossas redes sociais.