A tosse com catarro é um dos sintomas mais comuns causados por gripes e resfriados, além de condições como a sinusite e a bronquite. Para aliviar esse desconforto, alguns remédios caseiros podem ser usados como reforço. Ou seja, eles não substituem o tratamento indicado pelo médico, mas reforçam os efeitos da recuperação.
Esses remédios caseiros contam com ingredientes naturais que têm ação expectorante, anti-inflamatória, antisséptica e antioxidante, que ajudam a eliminar secreções das vias respiratórias e a fortalecer o sistema imunológico.
Para conhecer as melhores receitas contra tosse com catarro, continue acompanhando este artigo. Soluções caseiras e naturais podem ser uma opção fácil e prática.
Remédios caseiros para tosse com catarro
Aprenda aqui algumas receitas de remédios caseiros para tratar a tosse com catarro.
1. Xarope de gengibre com canela
Uma boa opção de remédio caseiro para tratar a tosse com catarro é o xarope de gengibre com canela. Além de possuir efeito secante nas mucosas, essa mistura é um expectorante natural.
Ingredientes:
– 1 pau de canela ou 1 colher de chá de canela em pó;
– 1 xícara da raiz de gengibre sem casca e fatiado;
– 85 g de açúcar mascavo;
– 100 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água com o açúcar, mexendo até dissolvê-lo completamente. Com o fogo já apagado, adicione o gengibre e a canela. Mexa bem. Guarde o xarope em um frasco de vidro limpo e seco.
Indicação de uso:
Tome 1 colher de chá do xarope de gengibre com canela 3 vezes ao dia. Este remédio caseiro não deve ser usado por pessoas com problemas de coagulação ou que estejam grávidas, pois tende a aumentar o risco de sangramentos.
2. Xarope de cebola e alho
Este outro xarope também é uma opção interessante para tratar a tosse com catarro porque é feito com cebola e alho. Esses ingredientes têm propriedades expectorantes e antissépticas, que ajudam a eliminar o catarro, fortalecer o sistema imune e reduzir a inflamação no pulmão.
Ingredientes:
– 1 cebola média ralada;
– 1 dente de alho amassado;
– Mel.
Modo de preparo:
Coloque a cebola e olho em um recipiente de vidro e adicione uma quantidade suficiente de mel que cubra todos os ingredientes. Feche bem o recipiente e o armazene na geladeira de um dia para o outro.
Indicação de uso:
Crianças com menos de 2 anos não devem consumir este xarope. Para as demais, 2,5 ml (meia colher de chá) até 3 vezes ao dia são suficientes para tratar a tosse com catarro. Já para adultos, o indicado é tomar 5 ml (1 colher de chá) até 3 vezes por dia. Após 1 semana, o restante do xarope não consumido deve ser descartado.
3. Infusão de tomilho e mel
Outra opção boa para tratar a tosse com catarro é a infusão de tomilho e mel. Essa combinação é rica em substâncias anti-inflamatórias e antissépticas que têm ação expectorante. Ou seja, lubrificam a garganta, facilitam a eliminação do catarro.
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de extrato de tomilho seco ou 2 ramos de tomilho fresco;
– 1 litro de água fervente;
– 1 colher de sopa de mel.
Modo de preparo:
Adicione o tomilho seco na água fervente e deixe descansar por 5 a 10 minutos.
Indicação de uso:
Até 3 xícaras por dia podem ajudar no combate a tosse com catarro. Esse remédio caseiro não deve ser usado por pessoas com problemas no estômago (como gastrite ou úlcera) e fígado, ou façam uso de remédios anticoagulantes.
4. Suco de laranja, abacaxi e agrião
A tosse com catarro pode ser tratada também com o suco de laranja, abacaxi e agrião, porque é rico em vitaminas C e A, ferro, potássio, e bromelina que possuem ação expectorante, anti-inflamatória e antioxidante.
Ingredientes:
– ½ xícara de chá de folhas e talos de agrião;
– Suco de 1 laranja;
– 1 fatia de abacaxi.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Indicação de uso:
Meio copo do suco até 3 vezes ao dia pode ajudar a aliviar a tosse com catarro.
5. Chá de guaco e malva
O chá de guaco e malva é um poderoso remédio caseiro contra a tosse com catarro. Essa combinação provoca um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar.
Ingredientes:
– 1 colher de chá de flores ou folhas secas de malva;
– 1 colher de sopa de folhas frescas de guaco;
– 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque a malva e o guaco na xícara com água fervente. Tampe por cerca de 10 minutos.
Indicação de uso:
Adultos podem tomar 1 xícara do chá até 3 vezes por dia para tratar a tosse com catarro. Crianças com menos de 2 anos não devem tomar esse chá.
A tosse com catarro é um sintoma chato, mas que pode ser tratado. Usando um dos remédios caseiros do artigo, esse sintoma pode ser amenizado. Contudo, se persistirem, o médico deve ser consultado. Além disso, o consumo de líquido principalmente a água é recomendado para ajudar a fluidificar as secreções, facilitando a expectoração.
Para receber mais conteúdos como esse, sobre saúde e bem-estar, continue acompanhando o nosso blog redes sociais. Até mais!