Como tomar remédio para tratar infecção urinária?

A infecção urinária ocorre devido a presença de microrganismos patogênicos (que causam doenças) no sistema urinário – corresponde aos rins, bexiga, uretra e ureteres.

Os sintomas clássicos dessa condição são bastante incômodos, e incluem dor ou queimação ao urinar, vontade frequente de urinar, urina escura e com cheiro forte, presença de sangue na urina, sensação de peso na bexiga, urinar em pouca quantidade, febre baixa constante,  entre outros.

Os remédios utilizados no tratamento são os antibióticos e analgésicos específicos. Continue acompanhando o artigo e entenda tudo sobre esse medicamento e os riscos quando o assunto é infecção urinária. Boa leitura!

O que é?

Infecção urinária é uma condição infecciosa causada por bactérias e fungos nas vias urinárias. Embora os sintomas sejam parecidos entre homens e mulheres, o fator anatômico da uretra favorece ao maior número de casos em mulheres.

Algumas medidas de cuidado podem ajudar no desenvolvimento da infecção, tais como:

  • segurar a urina por muito tempo;
  • beber pouca água;
  • não estar em dia com a higiene íntima;
  • prática de relação sexual heteronormativa (o pênis tende a transportar bactérias para perto das vias urinárias);
  • mulheres na menopausa (essa fase metabólica altera a flora vaginal e o tecido da uretra, facilitando a entrada de bactéria);
  • uso de fraldas (pode ser um ambiente propício para a proliferação de bactérias).

Existem tipos diferentes de infecção urinária?

Infecção do trato urinário (ITU) pode ser classificada em algumas categorias. Veja a seguir as mais comuns:

1) ITU não complicada

Quando a infecção atinge o trato urinário inferior ou cistite (envolve a bexiga) e/ou superior ou pielonefrite (envolve os rins), sem nenhuma anomalia anatômica ou comorbidade no trato urinário atreladas ao paciente.

2) ITU complicada

Quando a infecção cistite ou pielonefrite atinge paciente com chances de evolução grave desse quadro, como grávidas, indivíduos com anormalidades anatômicas ou funcionais do trato urinário, presença de cateteres urinários, transplante urinário, de doenças renais ou outras, como diabetes, imunossupressão.

3) Bacteriúria assintomática

Quando não há sintomas comuns da infecção urinária, e a condição é identificada por um exame laboratorial de urina.

4) Urossepse

Quando há disfunção orgânica com risco de morte.

O que costuma ser feito?

Por se tratar de um problema muito comum entre mulheres (a uretra mais curta e próxima da vagina e ânus facilita a entrada de bactérias), muitas já sabem de cabeça qual medicamento que devem tomar para combater a infeção urinária. E assim, automedicam-se ao sentir o primeiro sinal da doença (desconforto ao fazer xixi), pulando a etapa fundamental do atendimento médico.

Como vimos anteriormente, analgésicos específicos são usados para aliviar alguns dos sintomas. Um dos mais populares é a fenazopiridina (comercializada com o nome de Pyridium e Urovit).

Mas é aí que mora o perigo! Esse medicamento deve ser usado em conjunto com antibióticos, porque não tratam a doença e sim, os sintomas da dor. É por isso que o atendimento e orientação médica é indispensável no tratamento da infecção urinária.

Para conhecimento, uma cistite, por exemplo, costuma ser simples de ser tratada. Sem o tratamento antibiótico adequado, o quadro pode evoluir para uma pielonefrite ou infecção generalizada, sendo necessária uma internação imediata.

Fonte: Foto de Max Rahubovskiy

Quais são os remédios usados?

Os antibióticos mais comuns no tratamento da infecção urinária são:

Nitrofurantoína

Esse antibiótico é indicado para quadros mais agudos e crônicos. Pode ser encontrado com o nome comercial Macrodantina.

Ciprofloxacino

Este outro é indicado para casos graves. Pode ser encontrado com os nomes comerciais ForITUs e Cipro.

Levofloxacino

Esse antibiótico é indicado para quadros agudos. Pode ser encontrado com os nomes comerciais Tamiram, Tavaflox e Levoxin.

Norfloxacino

Já o Norfloxacino é indicado para quadros gerais, mas é pouco recomendado porque tem efeitos colaterais expressivos, como azia, boca seca, diarreia, vômitos, indigestão, cólicas, aneurisma, ansiedade, cefaléia, distúrbio do sono, entre outros. Pode ser encontrado com o nome comercial Floxacin.

Fosfomicina

Por fim, este antibiótico de dose única é indicado para quadros agudos. Pode ser encontrado como nome comercial Monuril.

O tratamento da infecção urinária deve ser orientado por um urologista ou clínico geral para assegurar sua eficácia e segurança. Já cuidados com a higiene íntima devem ser feitos diariamente para prevenir novos casos e preservar a saúde de forma generalizada. Para continuar recebendo conteúdos como este, continue acompanhando nosso blog e redes sociais. Até mais!