Lista de medicamento genérico da Anvisa

Veja aqui todos os medicamentos genéricos aprovados pela Anvisa e suas referências.

De forma equivoca, muito ainda se é questionado sobre a eficácia do medicamento genérico. Mas o que poucos sabem é que a esse tipo de medicamento oferece as mesmas qualidades do medicamento de referência. Eles passam por um rigoroso teste de bioequivalência, que garante sua segurança e eficácia, e são validados pela própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Acompanhe o artigo e entenda tudo sobre o medicamento genérico. Boa leitura!

O que são medicamentos genéricos?

Medicamentos genéricos são aqueles que contêm o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, são administrados pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica que os medicamentos de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes e sendo intercambiáveis com estes.

A identificação dos medicamentos genéricos pode ser feita através da tarja amarela na embalagem, onde está escrito “Medicamento Genérico“, bem como pela frase “Medicamento Genérico Lei nº 9.787, de 1999″ presente na embalagem. É importante destacar que, como os genéricos não possuem marca, o que aparece na embalagem é o princípio ativo do medicamento.

Uma das vantagens do uso de medicamentos genéricos é o preço reduzido, já que os fabricantes não precisam realizar todas as pesquisas realizadas na criação de um medicamento inovador. Como as características dos medicamentos genéricos são as mesmas dos medicamentos de referência, eles são comparados com estes e, portanto, não há necessidade de realizar todas as pesquisas novamente.

O que é intercambialidade?

Intercambialidade, grosso modo, é a segura substituição do medicamento de referência pelo seu genérico. Ou seja, trata-se de testes de equivalência terapêutica, que incluem comparação in vitro, através dos estudos de equivalência farmacêutica e in vivo, com os estudos de bioequivalência apresentados à Anvisa.

A substituição do medicamento prescrito pelo medicamento genérico correspondente somente pode ser realizada pelo farmacêutico responsável pela farmácia ou drogaria e deverá ser registrada na prescrição médica.

Quais as vantagens dos medicamentos genéricos?

Há três benefícios significativos associados ao uso de medicamentos genéricos. Primeiro, esses medicamentos são oferecidos a preços mais acessíveis, já que a legislação exige que o preço do medicamento genérico seja no mínimo 35% mais barato do que o medicamento de referência, conforme estabelecido na Lei nº 9.787/1999. Em segundo lugar, a entrada de medicamentos genéricos no mercado pode reduzir os preços dos medicamentos de referência, tornando-os mais possíveis ao público. Por fim, o uso de medicamentos genéricos contribui para o aumento do acesso aos medicamentos de qualidade, seguros e eficazes.

Veja um exemplo abaixo:

*Valores praticados na plataforma Qualidoc em maio de 2023, sujeito a alteração sem aviso prévio.

Quantos medicamentos genéricos existem?

Desde o ano 2000 até 2019, 5.723 medicamentos genéricos foram registrados pela Anvisa. Destes quase seis mil registros, 2.398 foram cancelados, restando 3.325 medicamentos genéricos com registros válidos. Veja lista completa aqui

É importante ressaltar que alguns medicamentos genéricos possuem mais de uma forma farmacêutica vinculadas ao mesmo processo de registro. Sendo assim, 3.729 formas farmacêuticas podem ser consideradas.

Como os medicamentos genéricos foram criados no Brasil?

O processo de discussão sobre medicamentos genéricos no Brasil começou na década de 70 e culminou com a publicação do Decreto 793. No entanto, esse decreto foi revogado pelo Decreto 3.181 de 23/09/1999, que regulamentou a Lei 9.787 de 10/02/1999.

Durante a década de 90, foram estabelecidas as condições para a implantação de medicamentos genéricos no Brasil, em conformidade com normas adotadas por organizações internacionais de saúde e países como Estados Unidos, Canadá e países europeus.

Em 03/02/2000, foi concedido o primeiro registro de medicamento genérico no Brasil, marcando o início da produção desses medicamentos no país. Naquele ano, foram concedidos 182 registros de medicamentos genéricos e tomadas ações para implementar a produção desses medicamentos, inclusive com incentivo à importação.

Portanto, a escolha de medicamentos genéricos é segura. Se você precisar de suporte, nosso time de farmacêuticos está à disposição 365 dias por ano.

Continue acompanhando o blog e nossas redes sociais para receber mais conteúdo como este. Até mais!