Gripe na gravidez: remédios podem ser usados?

Veja aqui como a mulher pode cuidar da gripe na gravidez.

É de extrema importância ter precaução ao tratar os sintomas da gripe na gravidez, como uma dor de garganta, coriza, cansaço, dor de cabeça, febre, por exemplo, porque nem todos os medicamentos podem ser administrados.

Alguns desses remédios podem atravessar a placenta ou o cordão umbilical, afetando os receptores cerebrais, mais precisamente o Sistema Nervoso Central (SNC). Ou seja, pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar má formação.

Por isso, todo cuidado é importante para preservar a saúde da mãe e do bebê. Continue acompanhando o artigo e entenda como a gestante pode cuidar da gripe na gravidez. Boa leitura!

O que tomar para a gripe na gravidez?

          Como foi explicado anteriormente, é altamente recomendado que nenhum remédio para gripe e resfriado seja usado sem a orientação médica, em especial, a do responsável pelo acompanhamento da gestação.

          Para aliviar os sintomas da gripe na gravidez, há alguns remédios caseiros e naturais que podem ser preparados. Alguns exemplos são: chá de menta, chá de limão, uma mistura de mel com laranja, um gargarejo com água morna e sal, entre outros.

          Além disso, a gestante deve priorizar uma alimentação saudável, com frutas, verduras, muita água (2 litros de água em média), para fortalecer a sua imunidade e proporcionar uma boa recuperação.

Qual remédio pode ser usado para tratar uma gripe na gravidez?

Sabe-se que o uso do paracetamol é uma opção de menor risco para o feto quando administrado em baixa dosagem e curto período de tempo. A dose diária máxima é de 1g segundo o Portal Guia da Farmácia.

Vale pontuar que a automedicação não é indicada em nenhum momento, inclusive fora do período da gestação. Portanto, o médico sempre deve ser consultado.

O que tomar para tratar coriza na gravidez?

A gripe na gravidez também pode gerar coriza e nariz entupido. Nestes casos, a gestante pode optar por usar soro fisiológico 0,9% nas narinas para aliviar esses sintomas, além de fazer inalações e usar um umidificador de ar.

Fonte: Freepik.com.br

Como fortalecer o sistema imune na gravidez?

Uma dica para fortalecer o sistema imune e evitar a gripe na gravidez é tomar um suco rico em vitamina C e minerais. Preparamos uma receita simples com muitas propriedades antioxidantes, para ajudar a combater os resfriados.

Ingredientes:

  • ½ goiaba (vitamina C);
  • ½ maracujá com polpa e sementes (vitamina C e antioxidantes);
  • 150 mL de leite de coco (vitamina C, minerais e ácido láurico – o organismo converte na substância antiviral e antibacteriana).

Modo de preparo:

Adicione a polpa da goiaba e do maracujá no liquidificador e bata bem. Acrescente o leite de coco aos poucos até ficar com uma consistência cremosa.

Outra receita indicada é a do chá de gengibre, que funciona como um analgésico natural para aliviar as dores de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 cm de raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a raiz do gengibre na água e ferva por cinco minutos. Caso prefira um pouco mais de sabor, acrescente algumas gotas de limão ou mel.

Portanto, a gripe na gravidez deve ser tratada com muita atenção, priorizando soluções naturais. O uso de qualquer medicamento, inclusive, o paracetamol só deve ser consumido com a autorização de um médico.

O tempo de gestação e a saúde da mãe e do bebê influenciam em qualquer tratamento, por isso o acompanhamento profissional é indispensável.

Para receber mais conteúdos sobre saúde e bem-estar como este, continue acompanhando o nosso blog e redes sociais. Até a próxima!